segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Curso de húngaro :(

Consegui sobreviver à minha semana de curso de húngaro intensivo...

Confesso que durante toda a semana me senti completamente burra. os outros conseguiam falar e sabiam mais palavras que eu. Só no final é que descobri que os meus coleguinhas já tinham tido aulas durante seis meses.
Isso não abre perspectivas lá muito boas: quer dizer que vai ter de passar muito tempo até eu conseguir articular uma ou duas frases.
Mas também vejamos, com os exemplos que nos dão (e passo a trancrever à letra):

o caracol o elefante(em cima do) está

1º: não faz sentido!! desde quando é que um caracol se põe em cima de um elefante???????? é só para baralhar a minha cabecinha já de si baralhada.

2º a ordem da frase, para nós em português, é exactamente como eu a escrevi.

3º nem me atrevo a escrevre em húngaro, não vale a pena....

As regras de gramática, ainda vá lá.... são regras, existe uma lógica (ainda que manhossa), eu percebo! Consigo aplicar!
Agora o vocabulário.... é impossível... o problema não é saber o significado das palavras, é decorar as próprias palavras. Não sei se me entendem: são sons tão desconexos e tão longe de tudo o que estou habituada, que me exige um esforço de memorização para o qual eu não tenho capacidade.
As palavras que já conheço consigo facilmente saber o significado.

Sinceramente, fiquei tão obcecada com isto que comecei a sonhar com palavras em húngaro. Curiosamente o Chico Buarque descreve exactamente isso mesmo no personagem do seu livro Budapeste...

2 comentários:

fiona disse...

hoje está mais quentinho em budapeste do que em lisboa ;)

Carlos Martins disse...

Olá!
Sei que já foi há muito tempo mas pode dizer-me onde tirou esse curso? Quero aprender magyar mas não encontro cursos...
Obrigado pela atenção, o meu mail
carlosoliveiramartins@gmail.com