domingo, 16 de janeiro de 2011

As caves de Budapest

Three dead in mass panic in Budapest disco

Não vou dizer que estou em estado de choque... Bom, mais ou menos...Não só porque podia ter lá estado, podia. Mas sobretudo porque é um facto que as regras de segurança da maioria dos locais de diversão nocturna em Budapest estão longe de ser suficientes.
Caves só com uma escada exígua, falta de saídas de emergência, cabos eléctricos à vista e ao acesso de todos, chão com alcatifa onde as pessoas fumam e mandam beatas para o chão. São alguns exemplos.
Por estas razão, a notícia não me surpreende. Várias vezes tive esta conversa com amigos e outros estrangeiros, relativamente a certos bares famosos da cidade. Efectivamente o ambiente decadente é muito atractivo, mas em Portugal jamais seria aprovado por falta de segurança.
Este sítio em particular onde se deu a "catástrofe" ontem à noite é um antigo centro comercial de 3 andares que abriu acho que no ano passado. A entrada é feita pelo R/C, por uma espécie de túnel e depois um elevador que levará 5 a 6 pessoas de cada vez. Enfim, quando lá entro a sensação é de ir para algum lugar secreto talvez tirado do fight club. Mas afinal é apenas a entrada principal de uma das discotecas mais trendy da cidade.
É uma pena porque realmente foi o único sítio onde ouvi a melhor música da cidade.
É também verdade que a última vez que lá estive, estava de tal maneira lotado que decidimos ir embora.
Enfim, foi ali, mas podia ter sido noutro sítio qualquer.
Nada que me surpreenda como disse.
As noites de Budapest estão longe de ser o paraíso e as caves da cidade muito menos. Mas o mito mantém-se, Adolfo :)

Sem comentários: